Acesso a Informação
07-07-2017 - 22:16

Acanor participa de encontro com o TCE

Integrantes da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) participaram na manhã de sexta-feira (7) de um encontro com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A atividade foi promovida pela Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), e aconteceu em São Lourenço do Oeste, no auditório da entidade.

Prefeitos, vereadores, contadores, controladores internos e demais servidores públicos puderam aperfeiçoar os conhecimentos em suas áreas, além de receber informações do TCE sobre inovações tecnológicas para os próximos anos.

Durante o encontro os técnicos informaram que Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a implantar no Tribunal de Contas sistemas próprios para operacionalização e gerenciamento das atividades públicas totalmente gratuitos, resultando em grande economia aos cofres públicos. A mudança deve ocorrer em 2019.

No evento os participantes puderam ainda expor suas dúvidas e sugestões quanto aos sistemas e procedimentos adotados pelo Tribunal.

Segundo o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, por ser o Tribunal de Contas uma instituição de apoio às Câmaras Municipais no que tange a fiscalização das ações e das contas públicas, é sempre importante a realização destes encontros.

“Oportuniza a troca de informações, especialmente por parte desta Corte. Ela é quem edita as normas pertinentes às rotinas de trabalhos referentes às execuções das atividades dos poderes públicos, especialmente as relacionadas a contabilidade, recursos humanos, licitações, contratos, controle interno, enfim todas as ações que norteiam o serviço público, a arrecadação e gastos de recursos, tudo na conformidade da legislação”, afirma o secretário da Associação.