Acesso a Informação

CONSTITUIÇÃO - FUNDAÇÃO

Em outubro de 2001, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso,  o presidente da Câmara Municipal de São Bernardino, Roque Batista da Silva, mesmo sem se conheceremciam, numa rápida conversa entenderam a necessidade de os vereadores da região terem uma entidade representativa.

A partir daí iniciou-se contatos com diversas Câmaras Municipais da região, culminando numa reunião no Legislativo de  São Lourenço do Oeste, onde se formou uma comissão que viabilizaria a constituição de uma entidade regional, envolvendo as Câmaras Municipais.  A comissão foi constituída por Geraldino Cardoso (São Lourenço do Oeste), Roque Batista da Silva (São Bernardino), Jakson Natal Castelli (Quilombo), Ivanir Pastre (Novo Horizonte), Waldomiro Teodoro (Irati) e Genir Chenin (Formosa do Sul).

Nas reuniões preparatórias viu-se a necessidade e importância de uma associação, especialmente na região que, devido a distância da capital e dos grandes centros, sempre teve dificuldade em buscar ações à região, especialmente no fortalecimento dos Legislativos e na formação dos legisladores e servidores.

No dia 8 de março de 2002, num grande evento regional, foi criada e instalada a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), contando com a presença de autoridades da região e do Estado, abrangendo os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

No auditório da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aconteceu a assembleia geral de constituição da Acanor, com a participação de vereadores e servidores das Câmaras Municipais de São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Quilombo, Novo Horizonte, São Domingos, Coronel Martins, Campo Erê, Galvão e Jupiá. Discutiu-se a apreciação e aprovação do Estatuto Social, contribuição mensal e a eleição da primeira Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

Após a assembleia geral de constituição da Acanor, passou-se ao ato solene de instalação da entidade, a qual foi realizada no extinto Cine Bandeirantes. Teve a presença do presidentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Onofre Santo Agostini, e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina, conselheiros Salomão Ribas Júnior e Luiz Suzin Marini.

O Cerimonial foi presidido pelo deputado Onofre Agostini, que destacou a importância da união do Poder Legislativo. Foi Agostini quem deu posse para a primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Acanor.