Acesso a Informação
02-07-2017 - 19:01

Terceira reunião da Acanor é realizada em Campo Erê

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) realizou na noite de sexta-feira (30) a terceira reunião ordinária de 2017. Conduzido pelo presidente da Associação, Valcir Basi, o encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Erê.

Entre os assuntos em pauta esteve o encontro/formação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento está marcado para o dia sete de julho, das 08h às 12h, no auditório da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), em São Lourenço do Oeste.

Durante a reunião os participantes discutiram a respeito do andamento dos trabalhos sobre a revisão dos Regimentos Internos das Câmaras. Iniciada no mês de maio, o objetivo da revisão é atualizar tanto a questão da legislação, como as rotinas de procedimentos, e também facilitar o trabalho da Acanor quando da necessidade de orientação ou apoio.

O curso de formação para vereadores e servidores também foi tema de debate. O evento, que estava marcado para acontecer na primeira semana de julho em São Lourenço do Oeste, foi reagendado para agosto.

Segundo o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, a mudança de data teve de ser feita devido à agenda da Escola do Legislativo da Alesc. O curso irá abordar temas importantes, como o papel do vereador, redação oficial, matérias orçamentárias e oratória.

A terceira reunião de 2017 também teve a participação do presidente da Câmara de Vereadores de Palma Sola, Clair Munaro, e do vereador Rafael Battisti. Segundo eles, a intenção foi conhecer um pouco mais sobre a Acanor.

Formação estadual

As oito Câmaras Mirins que fazem parte da Acanor já estão se organizando para o 8º Encontro Estadual de Câmaras Mirins, que deve acontecer no dia 13 de setembro, em Florianópolis. O evento é promovido pela Escola do Legislativo da Alesc, e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos vereadores mirins.

O secretário executivo da Associação frisa a importância da participação de todos. “A intenção do Programa Parlamento Jovem é formar bons cidadãos, e este encontro irá proporcionar a eles conhecimentos na área pública e civil, além de oportunizar a integração com outras Câmaras Mirins do Estado”, destaca Hermann.