Acesso a Informação
06-03-2019 - 15:55

Acanor inicia o ano com pauta cheia

Iniciando as atividades de 2019, a Acanor (Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina) apresentou aos associados na reunião do dia 01 de março uma extensa pauta, destacando especialmente a programação de ações para o ano.

 

              Formação e qualificação

              Estão previstas várias capacitações, envolvendo os associados, os vereadores mirins e pessoas da comunidade.

              Para os agentes públicos e políticos está programado curso com a Alesc no mês de outubro. Já para os servidores, estes receberão treinamento na área de preservação, recuperação de documentos e arquivamento, evento que deverá ocorrer no mês de maio no CEON-Chapecó.

              Os vereadores mirins também terão forte atenção da Acanor. Para o final de abril ou início de maio haverá uma capacitação para os novos vereadores mirins, sobre o mandato que exercerão e demais atividades do Parlamento Jovem. E para o mês de junho acontecerá o 4º Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins.

              O público feminino deverá ser contemplado também com atividades exclusivas para as mulheres parlamentares, servidoras e demais da sociedade. Para isso será organizada uma comissão que envolverá todas as Câmaras associadas para a articulação e realização do evento.

              Uma grande preocupação e atuação da Acanor é continuar voltando às ações para a sociedade, razão pela qual será estudada a viabilização de evento para os adolescentes da região, abrangendo estudantes dos 8º e 9º anos dos municípios associados à Acanor.

 

              Audiência com o Governador

              A Diretoria da Acanor já oficializou pedido de audiência com o Governador Carlos Moisés da Silva para este mês de março, ocasião em que uma comitiva da entidade dialogara com o Executivo Estadual uma pauta de ações e prioridades para a região Noroeste de Santa Catarina, conforme levantamento efetuado ainda em 2018, e reafirmado neste ano.

             

              Revogação dos benefícios fiscais estadual preocupa associados

              Por proposição da Câmara de Vereadores de Galvão, associada à Acanor, foi debatida a revogação dos decretos n. 1.866 e 1.867, ocorrido em 27 de dezembro de 2018, pelo então governador do Estado, que retira a isenção e/ou a redução na base de cálculo, diferimento e regimes especiais, de produtos do setor agropecuário e da cesta básica.

              Conforme os autores, essa ação impactará de forma muito prejudicial alguns setores da economia, tornando-se uma competição desleal com os demais estados próximos, que terão alíquotas menores, resultando em prejuízos há muitos comerciantes e produtores, especialmente na região Oeste de Santa Catarina, afetando, inclusive, diretamente os consumidores.

              Os associados aprovaram moção de apelo ao governador para que reveja a situação e mantenha tais benefícios, uma vez que, tanto os cidadãos catarinenses, em especial do Oeste, e diversos setores da economia catarinense, necessitam de tais auxílios para continuarem atuando, e assim gerar alimentos, renda e emprego.

              O presidente da entidade, vereador Clair Munaro, de Palma Sola, que conduziu o encontro, mostrou-se satisfeito pela participação dos vereadores e servidores, e a preocupação com o desenvolvimento da região, e que, junto à diretoria da Acanor, buscarão realizar muitas ações, tanto para os associados, como para os municípios e a região.