Acesso a Informação
19-02-2025 - 18:19

Legislativo de Santiago do Sul reativa Programa Câmara Mirim

A mesa diretora da Câmara Municipal de Santiago do Sul, por meio da presidente vereadora Marilucia Preuss, apoiada  pela equipe de servidores, decidiu reativar o Programa Parlamento Jovem, que se constitui na Câmara Mirim, que esteve paralisado nos últimos anos.

O Programa atuou nos anos de 2016 a 2018, tendo contribuído na formação de vários adolescentes que integraram as atividades da Câmara Mirim.

 A presidente Marilucia ponderou a importância do Parlamento Jovem como fonte apoiadora das escolas na ampliação de conhecimento e formação dos estudantes, pois terão a vivência na prática de muitos ensinamentos feitos em sala de aula, além de poderem contribuir com a sociedade.

Estiveram reunidos na manhã do dia 19 de fevereiro, na Escola de Educação Básica São Tiago, a presidente Marilucia Preuss; os servidores  Sidinei Moreira Pereira e Fernanda Farezin, da Câmara Municipal; a professora Claudete Amer, diretora da Escola; o presidente da Acanor Odair Prati e o secretário executivo da Acanor Éderson Hermann, para troca de  informações e orientações acerca do processo eleitoral que acontecerá na escola para escolha dos nove vereadores mirins que integrarão o Parlamento Jovem 2025.

Para o presidente da Acanor, Odair Prati, esta ação é de grande relevância para os municípios, pois se abre um importante instrumento de participação popular nas discussões e formação das políticas públicas, além de auxiliar os alunos em seus estudos e lhes oportunizar ferramenta de interação com os poderes constituídos.

 A Acanor - Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina atua fortemente junto as atividades do Parlamento Jovem, incentivando e apoiando essa prática em toda a região, tendo implantado a Câmara Mirim na maioria de suas Câmaras Associadas.

Em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, São Lourenço do Oeste sediará no dia 01 de abril o Seminário Vereador Mirim, contemplando os Parlamentos Mirins de toda a região, sendo o primeiro evento de formação para os jovens parlamentares durante o ano de 2025.