Acesso a Informação
05-11-2021 - 19:30

Capacitações e apoio ao IFSC marcam a 2ª reunião regional da Acanor

        Na noite do dia 04 de novembro a Associação de Câmara Municipais do Noroeste de Santa Catarina (ACANOR) realizou sua última reunião ordinária, com a presença de associados das oito Câmaras Filiadas. O evento aconteceu no município de Novo Horizonte, seguindo assim o cronograma de descentralização das atividades da entidade.
                 Dentre os assuntos da pauta foram organizadas capacitações para os agente públicos e políticos, sendo uma para os dias 08 e 09 de dezembro, na Assembleia Legislativa de SC, promovido pela Escola do Legislativo, oportunidade em que os parlamentares poderão realizar agendas com os deputados e demais autoridades do governo, no sentido de viabilizar ações e recursos para os seus Municípios. Outro curso, voltado para a nova lei de licitações, está programada para o mês de fevereiro de 2022, com técnicos do Tribunal de Contas, atividade está que será desenvolvida de forma regional, a ser sediada em São Lourenço do Oeste.
                 Também em debate o encaminhamento de moção de apoio ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para a ampliação do quadro de servidores, tendo em vista que, conforme o planejamento do Campus, com este aumento será possível ofertar aproximadamente 1.590 vagas, em diferentes modalidades de ensino à comunidade de São Lourenço do Oeste e região, em cursos técnicos, superior, profissional e educação de jovens e adultos.
                Os associados ainda discutiram o envio de moções aos profissionais da educação em níveis estadual e municipal, destacando a necessidade da valorização da categoria, não somente na questão remuneratória, mas também nas condições de trabalho e na dedicação e relevância destes profissionais para a formação da sociedade.
                 Para finalizar as atividades da Acanor deste ano, ficou programada a realização de assembleia geral para o dia 27 de novembro, em São Lourenço do Oeste, ocasião em que será constituída a diretoria executiva e o conselho fiscal para 2022. Por deliberação, e considerando o período de pandemia, sugeriu-se que a atual diretoria tivesse seu mandato prorrogado, dando assim tempo maior para a realização do planejamento dos atuais dirigentes.
                 Cláudio Barbosa, vereador de Jupiá, atual presidente da entidade, em sua fala agradeceu o apoio da diretoria e demais associados durante este ano, e que devido a pandemia muitas ações não foram possíveis de se concretizar, demonstrando gratidão a todos pela oportunidade de continuar mais um ano, e assim contribuir ainda mais com as Câmaras e a região, finalizou.


Texto: secretaria executiva ACANOR
Fotos: Franco Battisti