Como forma de ampliar os debates acerca de problemas regionais, a diretoria da Acanor incluiu na pauta da última reunião, dia 14, realizada na Câmara de Vereadores de Novo Horizonte, tema relativo a doenças que atingem animais, e, por conseguinte os seres humanos, como é o caso da brucelose e da tuberculose.
O médico veterinário da Cidasc, Milton Kasper, esclareceu cada uma das doenças, destacando as formas de contágio e seus sintomas, bem como a gravidade destas moléstias, tanto para os animais quanto para os seres humanos, dizendo ainda que a região é fortemente agrícola, com grande produção leiteira, quando os cuidados devem ser aumentado, e que praticamente todos os agricultores possuem outros animais em suas propriedades que também podem contrair e transmitir essas doenças, incluindo-se os animais silvestres.
Expôs dados a nível estadual e alguns casos de contaminação, cujo resultado foi o sacrifício dos aninais, e em algumas situações todos os animais da propriedade. Pediu a todos que se conscientizem e divulguem essas questões, pois infelizmente as ocorrências têm aumentado, tanto em animais quanto em seres humanos.
Pauta de reinvindicações regional
Em razão da proximidade do pleito eleitoral, a Acanor está mobilizando as Câmaras Associadas para confecção de uma pauta de obras, serviços e demais ações públicas para a região, a qual deverá ser encaminhada a todos os candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina.
Constantemente os associados discutem as demandas e necessidades dos municípios e da região, encaminhando pleitos às autoridades. Várias ações têm sido comtempladas, contudo, segundo os debates, demandas há anos reivindicadas não têm recebido a devida atenção dos órgãos governamentais, e a mobilização e a união de forças vêm no sentido de sensibilizar e fazer com que as autoridades atendam esses anseios.
Ações de formação para os jovens
A atuação e a importância das Câmaras Mirins foi um dos temas mais debatidos nesta reunião, até porque todos os 10 municípios que compõem a Acanor mantêm este programa, que é de caráter instrutivo e de formação para os adolescentes e jovens, voltado à prática de cidadania e conhecimentos sobre os Poderes da República, suas funções e a necessidade da compreensão do sistema político e sua participação enquanto cidadão e futura liderança local.
Uma das atividades da Câmara Mirim é a realização mensal de sessão ordinária, nos moldes das Câmaras adultas, visando o entendimento quanto ao processo legislativo e a atuação parlamentar. Alguns associados relataram e lamentaram que por vezes o Poder Executivo não dá a devida atenção a este programa, bem como a atuação dos vereadores mirins, como o não atendimento as proposições discutidas e votadas, que demanda, a atenção dos órgãos públicos.