Acesso a Informação
18-05-2017 - 08:11

Segundo Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins supera expectativas

Durante a quarta-feira (17), vereadores mirins de toda a região puderem conhecer um pouco mais sobre os assuntos que tratarão durante o mandato de 2017. O segundo Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins superou expectativas e levou mais de 100 pessoas ao Teatro Professor Arno Ignácio Etges, anexo ao Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em São Lourenço do Oeste.

O evento, promovido pela Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reuniu vereadores mirins e adultos, conselheiros mirins e servidores municipais de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte, Jupiá, São Domingos, Santiago do Sul, Galvão, São Bernardino, Irati e Iraceminha.

Segundo o secretário-executivo da Acanor, Éderson Hermann, o objetivo maior do encontro era atender os nove municípios da Associação que estão com o programa Parlamento Jovem ativo.

“E esse ano também tentamos agregar algumas Câmaras da região. Eu acho que a partir desse evento os outros municípios tomarão consciência da importância que é o programa Parlamento Jovem, da formação dos jovens nas práticas de cidadania, e certamente nas próximas formações a gente terá uma participação ainda maior”, afirma.

O presidente da Acanor, Valcir Basi, salienta que a formação acrescenta conhecimento para os vereadores mirins que iniciam o mandato cientes do que eles terão que trabalhar, e assim, podem desempenhar a sua função da melhor forma possível.

Léa Medeiros Cardoso, gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, destaca que a Acanor tem sido utilizada como exemplo por todo o Estado, pela sua experiência com as Câmaras Mirins.

“A Acanor é a única Associação que tem quase 100% das Câmaras associadas com o programa Parlamento Jovem. Isso é um diferencial, porque na atual conjuntura que a gente tem é muito importante que a gente invista na formação política, na educação para cidadania, principalmente nos jovens, crianças ou pré-adolescentes”, frisa.

Formação

A programação teve palestras com os assuntos Processos e Técnicas Legislativas; A constituição e o Poder Legislativo; e Oratória.

Entre os palestrantes estiveram Armando Luciano Carvalho Agostini, advogado, formado bacharel em direito, consultor legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; Luciano Daudt Rocha, licenciado em História, Mestre em educação; Marino Ramos, graduado em Letras português/Inglês e especializado em Gestão de Políticas Públicas.