Acesso a Informação
15-05-2015 - 16:38

Servidores da Acanor passam por formação prática no TCE e Alesc

            Diferente das outras formações realizadas até hoje, a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) proporcionaram aos servidores municipais uma experiência única, que ajudará e facilitará muitas ações rotineiras no trabalho deles.

            Geralmente as capacitações se destinam a um tema específico, onde o palestrante conversa com os participantes por algumas horas. Porém, nos dias 14 e 15 de maio, em Florianópolis, os servidores associados à Acanor tiveram o curso na prática. O roteiro se dividiu entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Alesc.

            Para o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, a ideia surgiu depois que alguns servidores colocaram suas dificuldades e também sua curiosidade de como funciona o andamento dos projetos na Assembleia Legislativa.

 

            Tribunal de Contas

 

Através do Programa Portas Abertas no Tribunal de Contas - Instituto de Contas (Icon), os profissionais Sabrina Pivatto e Kliwer Schmitt esclareceram assuntos relacionados ao órgão. Em 2014, por exemplo, foram julgados 7,108 mil processos, mas há uma demanda muito grande a ser cumprida. Schmitt diz que as contas do prefeito tem prioridade, por isso muitos processos estão parados desde 2012, como no caso das Câmaras Municipais.

 

Alesc

 

Os servidores da Acanor passaram pelos setores de protocolo, diretoria legislativa, coordenadoria de expediente, comissões, plenário, Centro de Memória, gabinete de um deputado e coordenadoria de eventos.

Os servidores tiraram suas dúvidas na prática colocando a “mão na massa”. Viram processos, como são elaborados e o que acontece quando são rejeitados ou aprovados, entre tantos outros assuntos.