09-11-2016 - 15:49

Acanor participa com sete Câmaras Mirins em Encontro Estadual na capital

 

Dos nove Legislativos que integram a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), sete possuem o programa Parlamento Jovem – São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, São Bernardino, Santiago do Sul, Irati e Coronel Martins. Todos eles participaram nesta quarta-feira (9) do 7º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis, promovido pela Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Conforme informações da organização do evento, mais de 400 vereadores mirins, de 29 municípios catarinenses, prestigiaram a formação. As palestras giraram sobre formação política e cidadania. Um dos objetivos principais é a troca de informações com vereadores mirins de outras regiões. Gabriel Taison Campanholo, vereador mirim em Santiago do Sul, o menor município catarinense, relatou: “é uma oportunidade única para nós que somos a primeira câmara mirim do nosso município”. Ele também demonstrou seu contentamento com a oportunidade de visitar a capital catarinense pela primeira vez.

 

Maior participação

A Acanor sempre incentivou a criação dos Parlamentos Jovens em suas Câmaras associadas. O esforço foi compensado com o reconhecimento da Escola do Legislativo de que, em proporção de municípios, a associação é a que possui mais Câmaras Mirins no Estado.

Para Éderson Hermann, secretário executivo da Acanor, o programa não significa mais trabalho para as Câmaras Municipais, pelo contrário, ele ajuda na divulgação das ações legislativas, integra a comunidade com os vereadores e forma cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades. Hermann é também secretário executivo e coordenador do programa Parlamento Jovem na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, a primeira da região Noroeste a ter vereadores mirins.