26-10-2016 - 11:11

Servidores e futuros gestores fazem formação visando o próximo mandato

 

Uma parceria entre a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) e a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) resultou em uma formação especial para prefeitos, vices e vereadores eleitos de nove municípios, além de servidores legislativos. Realizada durante toda a terça-feira (25), no auditório da AMNoroeste, a capacitação reuniu cerca de 100 pessoas.

Para o presidente da AMNoroeste, Alcir Luza, o evento foi realizado como forma de dar mais suporte aos novos gestores, para que tenham conhecimento de como funcionam Executivo e Legislativo. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos pelas entidades organizadoras e de que forma elas podem ajudar no próximo mandato.

Como prefeito, Luza deixa como conselho aos próximos gestores “ter pé no chão”. Para ele, é preciso ficar de olho nas finanças, nunca gastar mais do que se arrecada e fazer reservas de emergências, principalmente para acontecimentos climáticos. Além disso, ele diz aos que vão assumir seus cargos para que não se empolguem com as ações, com o plano de governo e querer fazer tudo de uma vez. “Trabalhem com os pés no chão, cuidando dos recursos, fazendo boas aplicações e atendendo bem a população, afinal agora eles vão governar para todos”, finaliza.

 

Fecam

A presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Luzia Lourdes Coppi Mathias, participou do evento e chamou a atenção para o resultado das eleições na região da Acanor e da AMNoroeste, onde não houve reeleição para prefeito e cerca de 80% dos vereadores são novos. “Isso demonstra que a população quis uma mudança”, fala ela, ressaltando que os gestores precisam fazer por merecer, ou seja, trabalhar com conhecimento para fazer um bom trabalho.

 

Acanor

O secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, fez uma breve explanação sobre a criação da associação e todos os benefícios que ela proporciona aos vereadores e servidores associados. Também falou sobre os serviços prestados e eventos realizados todos os anos, com destaque a parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A Acanor conta atualmente com nove Câmaras Municipais associadas e sete Câmaras Mirins.