Acesso a Informação
27-06-2016 - 16:43

Vereadores mirins da Acanor fazem intercâmbio em Xaxim

As Câmaras Mirins de São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Jupiá e Galvão participaram de um intercâmbio na tarde de sexta-feira (24), em Xaxim. De acordo com o secretário executivo da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), Éderson Hermann, cada Câmara adota um procedimento de trabalho, normalmente semelhante ao da Câmara Municipal. “Contudo, as particularidades que cada Câmara Mirim desenvolve podem ser utilizadas nos demais Legislativos, como, por exemplo, as atividades fora de plenário, trabalhos sociais, entre outros”, esclarece.

Para Hermann, a maneira como se dá a condução das sessões é o que mais tem chamado a atenção dos vereadores mirins, assim como a desenvoltura dos mesmos nos discursos e defesas de proposições. “O bate-papo que acontece depois sessão é muito importante para o aprimoramento dos trabalhos dos vereadores mirins, pois é o momento que cada um expõe um pouco de como é o trabalho em sua Câmara é, o que achou de diferente e interessante na Câmara visitada”, acrescenta Hermann.

Diferença

Em Xaxim, o secretário da Acanor conta que, ao contrário das outras Câmaras Mirins, não são os servidores que conduzem os trabalhos de auxílios aos jovens parlamentares, mas sim os vereadores adultos. “Principalmente dois, que foram destinados para servir de coordenadores”, diz. Outro fator que chamou a atenção da comitiva da Acanor é que, em Xaxim, a Câmara Municipal não auxilia financeiramente em nada as atividades da Câmara Mirim, levando os vereadores a terem que arcar com as despesas ou buscar apoio.

O secretário executivo da Acanor adiantou agora que se cogita a possibilidade de um novo intercâmbio, desta vez na cidade de São José do Cedro, onde tem uma Câmara Mirim em primeiro mandato. Ela recentemente visitou São Lourenço do Oeste.