11-05-2016 - 10:59

Acanor fará primeiro Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins

Depois de um trabalho regionalizado feito pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nos municípios que integram a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), em 2015, a entidade passou de três para sete Câmaras Mirins. Hoje, possuem o Programa Parlamento Jovem os Legislativos de São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Irati, Santiago do Sul, São Bernardino e Coronel Martins.

Conforme o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, nos encontros estaduais de vereadores mirins, em Florianópolis, a Escola do Legislativo sempre fomenta a importância do programa para a formação de jovens lideranças em suas comunidades. Além disso, todos os participantes são sempre instigados a criarem mais programas dentro de suas associações. Vendo os resultados positivos nos municípios que já tinham as Câmaras Mirins, a Acanor auxiliou na criação de outras.

Com isso, a diretoria da Acanor viu a necessidade de capacitar os vereadores mirins para atuarem em suas comunidades. Em dezembro de 2015, por exemplo, houve um curso de formação para os quatro novos parlamentos jovens, abrangendo vereadores e suplentes mirins, além dos servidores legislativos responsáveis pelos programas. Agora, a Acanor abre novas possibilidades, realizando o primeiro Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins.

 

Evento

O Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins será realizado na sexta-feira, dia 13 de maio, das 9h às 15h30, no plenário da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. Cerca de 100 pessoas, entre vereadores mirins e adultos e servidores municiais, já confirmaram presença no evento.

A programação terá palestras com os seguintes assuntos: processo e técnica legislativa no âmbito do Parlamento Jovem; direitos e deveres dos cidadãos a luz da Constituição Federal; ética e moral na sociedade e na política e comunicação, oratória e etiqueta no exercício da vereança mirim.

Entre os palestrantes, destaque para Alex Copetti, mestre em Direito e especialista em Direito Público, e o professor João Patinho. licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia e Psicologia, com especialização em Teoria do Conhecimento Humano e Filosofia da Ciência.