06-05-2016 - 10:36

ReuniĆ£o da Acanor teve debate sobre papel do vereador

Reunidos na noite desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Jupiá, vereadores e servidores integrantes da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) debateram uma lista de itens propostos em pauta, como a Marcha dos Vereadores, que ocorreu no fim de abril, em Brasília, e o curso de formação do Interlegis, que será realizado em junho, em Chapecó. O encontro foi conduzido pelo presidente interino da associação, Jorge Cristani, servidor do município de Novo Horizonte.

Mas, um dos pontos altos da reunião e que gerou um debate acalorado foi sobre os subsídios dos vereadores e o papel que os mesmos desempenham em seus municípios. Há algum tempo, municípios em todo o país mobilizam-se para baixar o salário dos vereadores, alegando que eles ganham muito pelo trabalho que fazem. Normalmente os pedidos partem de projetos populares, ou seja, que partem da comunidade.

Os vereadores da Acanor não concordam sobre a redução dos salários justificando que a cobrança deveria ser em torno do trabalho dos parlamentares. Alguns deles comentam que boa parte da população que reclama do vereador é justamente aquela que nunca esteve em uma sessão ou em qualquer outra atividade legislativa.

 

Formação regional

Na próxima semana, dia 13 de maio, a Acanor realizará o primeiro Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins, reunindo todos os Legislativos que trabalham com o Programa Parlamento Jovem. Cerca de 100 jovens parlamentares já estão confirmados para o evento.

O secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, explica que o evento surgiu de uma necessidade de se formar novas lideranças, comprometidas com suas atividades. Para ele, a formação ajuda nos trabalhos dos jovens em seus municípios, em especial para aqueles cujas Câmaras Municipais estão em sua primeira legislatura. A programação completa da formação está no site da Acanor: www.acanor.org.br.

Vereador em Coronel Martins, uma das Câmaras que recém criou o programa, Marcos Pozzer diz que já nota o envolvimento das famílias com o Poder Legislativo. Todos que participam, segundo ele, têm o conhecimento ampliado.

O vice-prefeito de Coronel Martins, Jones Maraschin, também participou da reunião, além de alguns vereadores mirins de Jupiá.