Acesso a Informação
10-03-2016 - 17:32

Escolas recebem comitiva da Acanor com orientações sobre o processo eleitoral mirim

A Escola Municipal Monteiro Lobatto e a Escola de Educação Básica (EEB) Olga Nunes de Abreu, ambas de Coronel Martins, vão aderir ao Programa Parlamento Jovem, criado pela Câmara Municipal no fim de 2015. As eleições serão realizadas na segunda quinzena do mês de março, sendo que em abril será feita a diplomação e posse.

Para que o programa alcance o maior número de participantes possíveis, o secretário executivo da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), Éderson Hermann, esteve nas escolas nesta quinta-feira (10), nos períodos matutino e vespertino, acompanhado de três ex-vereadores mirins de São Lourenço do Oeste. Eles expuseram do que se trata a Câmara Mirim, o que os participantes fazem e como isso agrega na vida pessoal e profissional dos jovens. Em Coronel Martins, poderão participar alunos de 10 a 14 anos de idade.

O presidente da Câmara Municipal, Vardir Cecatto, acompanhou a comitiva da Acanor e falou da gratificação em ver o programa criado no município. Ele diz saber dos desafios que terão pela frente, mas acredita poder contar com a experiência de outros Legislativos que já possuem vereadores mirins. “O programa é importante para formar cidadãos conscientes dos seus afazeres. Eu, quando jovem, não tive esta oportunidade e por isso algumas coisas acabaram sendo mais difíceis”, diz ele, salientando que a chance é única e os alunos devem aproveitar.

O vice-presidente do Legislativo municipal e membro do conselho fiscal da Acanor, Germano Zanella, incentivou os alunos a participarem do programa e colocou a Câmara e a Acanor a disposição das escolas, frisando que todos devem trabalhar em conjunto para que o resultado seja o melhor possível. O vice-prefeito, Jones Maraschin, e a secretária executiva da Câmara de Coronel Martins, Márcia dos Santos, também acompanhou o grupo nas escolas.