01-03-2016 - 15:43

Lideranças se reúnem para definir eleições mirins em Coronel Martins

Vereadores, servidores e professores participaram, na tarde de segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Coronel Martins, de um encontro para debater os prazos da viabilização das eleições mirins no município. Os vereadores de Coronel Martins aprovaram por unanimidade, no fim de 2015, o Programa Parlamento Jovem. O presidente do Legislativo, Vardir Cecatto, diz que o projeto é importante e por isso dará todo o apoio às escolas para a adesão ao mesmo.

O secretário executivo da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), Éderson Hermann, participou da reunião e tirou todas as dúvidas dos presentes, afinal ele também coordena o Programa Parlamento Jovem em São Lourenço do Oeste, que se encaminha para a sétima legislatura. Além de Coronel Martins e São Lourenço do Oeste, outros cinco municípios já têm o programa, sendo Jupiá, Galvão, Irati, Santiago do Sul e São Bernardino.

Conforme o presidente Cecatto, na próxima semana o secretário da Acanor estará visitando as escolas para explanar o funcionamento do programa. A meta é atingir o maior número de alunos possível para que eles se inscrevam no processo eleitoral. Em Coronel Martins, podem participar das eleições alunos entre 10 e 14 anos de idade.

No encontro estavam também o assessor jurídico Gilberto Schiavini, a secretário executiva Márcia dos Santos, os vereadores José de Barba e Germano Zanella, este que participa do conselho fiscal da Acanor, a representante da Escola Municipal Monteiro Lobatto, Fátima Basso, e a da Escola de Educação Básica (EEB) Olga Nunes de Abreu, Eliamar Favretto.