14-12-2015 - 15:19

Realizada diplomação dos vereadores mirins de São Bernardino

No início de 2015, a diretoria executiva e o conselho fiscal da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) estipularam como uma das metas aumentar o número de Câmaras Mirins entre seus associados. Antes com três, agora a soma chega a seis Parlamentos Jovens constituídos e com vereadores devidamente eleitos e diplomados, alguns até já empossados, sendo São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Irati, Santiago do Sul e São Bernardino. Para 2016, uma nova Câmara Mirim deverá ser formada. Coronel Martins aprovou o decreto no fim de novembro deste ano.

Em São Bernardino, a diplomação dos eleitos e dos suplentes foi realizada na semana passada, em cerimônia especial na sede do Legislativo. Cerca de 30 alunos participaram do processo de eleição entre as duas escolas da cidade. A posse a eleição da mesa diretora serão feitas em 2016, assim que voltarem as atividades da Câmara adulta.

O presidente da Câmara Municipal de São Bernardino, Nereu Bruno Fritzen, explica que o Legislativo optou em criar o decreto por entender que se trata de um programa importante, que coloca os jovens em um caminho com mais oportunidades e transparências nas ações, porque eles acabam aprendendo sobre política da maneira certa. Além disso, diz Fritzen, os participantes aprendem a trabalhar em comunidade e que o consenso da maioria é o caminho mais acertado.

Vale destacar que o presidente da Câmara de São Bernardino foi eleito no dia 27 de novembro o presidente da Acanor para o mandato de 2016. Ele assume a diretoria automaticamente no dia 1º de janeiro.