07-12-2015 - 10:36

Novos vereadores mirins passam por formação especial na Acanor

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) fechará 2015 com seis Câmaras Jovens. Depois de São Lourenço do Oeste (6ª legislatura), Jupiá (4ª legislatura) e Galvão (2ª legislatura), no segundo semestre deste ano as Câmaras Municipais de Irati, Santiago do Sul e São Bernardino aprovaram o Programa Parlamento Jovem e iniciam suas atividades em 2016.

Portanto, para que os novos vereadores mirins possam estar preparados para exercer suas funções no ano que vem, a Acanor preparou uma capacitação especial, abrindo espaço também aos que ficaram como suplentes. A formação foi realizada nos períodos matutino e vespertino do sábado (5), na sede da associação, que fica junto à Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste.

Os temas apresentados foram Atribuições dos Vereadores Mirins, Ética e Cidadania e Formação do Estado, além de Processo Legislativo e Técnica Legislativa, estes com o secretário executivo da Acanor e coordenador do Parlamento Jovem em São Lourenço do Oeste, Éderson Hermann. Depois, vereadores e suplentes mirins aprenderam sobre Comunicação, Oratória e Postura com a jornalista e assessora de imprensa da Acanor, Angela Maria Curioletti.

Para o presidente da associação, Ademir Casanova, a parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) foi de extrema importância para que novas Câmaras Mirins pudessem ser formadas. A exemplo das que já estão em andamento, Casanova espera poder ver um bom trabalho, pois esta é uma oportunidade ímpar na vida dos jovens que resolveram abraçar o programa. O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, Edu Antonio Borges, participou de parte das atividades do sábado.