Acesso a Informação
30/08/2019 - 19h

Acanor promove encontro com lideranças políticas

               Na noite de sexta-feira (30/08) lideranças políticas locais, regionais e estaduais se encontraram em evento promovido pela ACANOR - Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina, na sede da Entidade em São Lourenço do Oeste, para discussão e encaminhamentos de ações e pleitos para a região.

             Mesa de debates:

              A mesa de autoridades e de debates foi constituída pelas seguintes autoridades e representantes:  Presidente da Acanor - vereador Clair José Munaro;  Vice-presidente da Câmara de SLO e 2ª sec. da Acanor: vereadora Loreci C. S. de Oliveira, também representando o Deputado Estadual Marcos Vieira; Deputado Estadual Altair Silva; Deputado Estadual Valdir Cobalchini; Presidente da Acislo, Sr. Márcio Nierotika; Sr. Jandir Bortoluzzi - representante da Facisc; Sr. Valmir Luiz Maboni - representando a Deputada Estadual Luciane Carminatti; Sr. Roberto Leonardi - representando a Deputada Estadual Marlene Fengler; Sr. Walter Naujorks - Representando o Deputado Federal Celso Maldaner, e  Sr. Paulo Silva - representando a Deputada Federal Caroline Detoni.

              Dos debates:

              Os membros da mesa tiveram espaço para discorrer sobre a pauta apresentada, dando-se enfoque aos deputados Valdir Cobalchini e Altair Silva, que abordaram com maior ênfase cada uma das ações apontadas, tanto pela Acanor, quanto pela Acislo (Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste) e pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).

              Na sequência um representante de cada município pode usar a palavra para apresentar questionamentos, fazer perguntas ou breve exposição de algum tema pertinente à pauta.

              Apontamentos propostos para o debate:

              Pela Acanor: Ações e investimentos na região, especialmente de infraestrutura viária, agricultura e pecuária; Emendas impositivas direcionadas a região; Reforma previdenciária (principais mudanças); Questões relacionadas à reforma política (mandato, coligações...).

              Pela Acislo: SC-305 (SLO a Campo Erê); Construção do contorno leste de São Lourenço (PR-158 a SC-480); Manutenção e conservação da SC-157 (SLO a Chapecó), principal rodovia da nossa região e corredor de ligação entre os três estados do Sul; Investimentos na Celesc e na Casan.

              Pela Facisc:  Aeroporto de Chapecó; BR-282 (liga Florianópolis a Paraíso, corta o Estado de Leste a Oeste); BR-153 (corta o Estado de Norte a Sul, passando por Concórdia); BR-163 - Ferrovia do Frango (corta o Estado de Norte a Sul, no Extremo Oeste).

              Encaminhamentos:

              Finalizados os debates, foram propostos e aprovados dois encaminhamentos: o primeiro é de a Acanor encaminhar às autoridades competentes os temas abordados para que se de trâmite as suas execuções; e a segunda é que os apontamentos debatidos serão incluídos em novo encontro político com a Frente Parlamentar da Alesc e a Bancada do Oeste, em data a ser definida, ficando sob a responsabilidade dos deputados Cobalcini e Altair tais articulações,