Acesso a Informação
21112018 - 09h

Câmaras Mirins da região da Acanor participam de Encontro Estadual

No dia 21 de novembro a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa Catarinense promoveu o 9º Encontro Estadual de Câmaras Mirins, em Florianópolis, reunindo dezenas de Legislativos Mirins e Juvenis, que tiveram um dia todo de formação, intercâmbio e troca de experiências.

A ACANOR (Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina) participou do evento com oito Câmaras Mirins (São Lourenço do Oeste, Palma Sola, Irati, Novo Horizonte, Santiago do Sul, São Domingos, Galvão e Jupiá).

Dentro da programação, os participantes tiveram palestra sobre a Constituição Federal, com a autora do livro Constituição em Miúdos, Madu Macedo, que também abriu diálogo com os jovens parlamentares. Outras atividades desenvolvidas foram: exposição das atividades e exemplificação da criação simultânea da Câmara Mirim e da Câmara Jovem no município de Canelinha,  neste ano; e a abordagem do Programa Plenarinho da Câmara dos Deputados.

A ACANOR, por seu secretário executivo, Éderson Hermann, participou da programação expondo as experiências de se trabalhar de forma regional o Programa Parlamento Jovem, uma vez que esta Associação é a única no estado a desenvolver plenamente as atividades com os adolescentes e jovens, tendo em todos os seus municípios filiados  (10) tal programa, o que motivou os organizadores da Escola do Legislativo a convidar a ACANOR para explanar e debater este assunto, com o intuito de motivar e demonstrar as demais associações a possibilidade de se trabalhar de forma integrada e regional, motivando as criações e os trabalhos dos Parlamentos Jovens.